404

AGENDA DE EVENTOS DO PROGRAMA RECICLAR É FAZER MÁGICA 10/04/2023

Com foco na educação ambiental e ações para a economia circular, o Programa terá amplo espaço de conscientização em eventos da região.

 

               O Programa Reciclar é Fazer Mágica atua, desde 2019, pela educação ambiental e ações para a economia circular. Este movimento voluntário, que foi idealizado e segue sendo conduzido pela empresa Plásticos Bellaforma, de Garibaldi – RS, ganhou forma e credibilidade pelo seu embasamento socioambiental. Suas ações visam construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e sua sustentabilidade. Muito além da logística reversa, o programa atua em diversas esferas e neste segundo trimestre de 2023 estará presente em diversos eventos.

No final do mês de maio, dia 27, estaremos presentes da Exposição de Projetos da Corsan. O evento terá como público as escolas de Carlos Barbosa e visa apresentar soluções ambientais. Do encontro, participarão algumas empresas da região, selecionadas de acordo com as suas ações para a conservação do meio ambiente. Apresentaremos novamente nossa Exposição a Mágica da Reciclagem, destacando o ciclo do Pet. Também teremos alguns talks ao longo do evento, onde apresentaremos as ações do Programa Reciclar é Fazer Mágica e seus impactos positivos para o uso responsável das embalagens. O evento será realizado na Rua Coberta de Carlos Barbosa e contará com a exposição de 35 projetos de escolas, muitas delas participantes do Programa, promovendo a interação e conscientização também de familiares e comunidade.

                Nos dias 05, 06 e 07 de junho, estaremos participando do FIRS - Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos realizado desde 2007. Este tem o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos sobre resíduos sólidos e para atender a uma demanda das políticas públicas, dos geradores de resíduos, da indústria, da cadeia de gerenciamento de resíduos e dos centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ambientais. No evento, faremos a exposição “A Mágica da Reciclagem”, onde principais etapas deste processo, com a coleta do material, prensagem, produção de flakes, transformação em bobinas de pet e termoformagem para novas peças da Plásticos Bellaforma, que chegarão ao consumidor final.  Além disso, o gestor do Programa, Jéferson Alberton estará palestrando, com ênfase em trazer uma contextualização geral das ações desenvolvidas no programa.

               No mesmo período, ainda no início de junho, participaremos da Conferência de Meio Ambiente em Garibaldi (05 a 07 de junho), também com exposição e palestras. O evento será

 

 

 

 

direcionado a escolas, estudantes e comunidade em geral, aberto ao público. O evento é uma realização das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, de Garibaldi.  

               Finalizando o segundo trimestre do ano, participaremos novamente no início de junho, da CIEDUCA – Conferência Internacional de Educação Ambiental, realizada em Bento Gonçalves (Casa das Artes), que tem como objetivo geral criar um espaço para reflexão sobre as práticas da educação ambiental no Brasil, avaliando as lacunas que existem nas ações conduzidas pelos diversos públicos envolvidos e buscar uma adequada compreensão da educação ambiental, bem como as incongruências e contradições sobre o assunto. O evento é direcionado a profissionais da educação, gestores públicos, universidades, gestores ambientais e empresários. Nele, além de apresentar a nossa gestão para o ciclo do pet, também teremos um espaço para falar das ações na mesa internacional.

               Mais do que uma agenda movimentada, este trimestre de eventos e ações mostra a visibilidade do Programa Reciclar e a importância de suas ações, sempre atreladas, é claro, à Plásticos Bellaforma, idealizadora e principal mantenedora do programa. Marcas com responsabilidade ambiental e que desejam ampliar suas ações de engajamento e consciência, podem fazer parte deste grande movimento. Entre em contato e conheça as possibilidades, com Jéferson (54) 99915-4743, reciclar@plasticosbellaforma.com.br.