404

Programa Reciclar é Fazer Mágica realiza workshop 17/10/2022

Voltado ao planejamento educacional, o evento abordará a temática “A Escola na Economia Circular”

 

          O Programa Reciclar é Fazer Mágica, realizado desde 2019 pela empresa Plásticos Bellaforma, traz a Bento Gonçalves a primeira edição do Workshop A Escola na Economia Circular, com o apoio e articulação do Instituto Venturi para Estudos Ambientais. O encontro, direcionado especialmente a profissionais relacionados à educação, acontecerá no dia 26 de outubro de 2022, quarta-feira, na Casa das Artes.

          Este evento tem por objetivos apresentar o "Reciclar é Fazer Mágica" como uma alternativa metodológica para inclusão do tema transversal “economia circular” no planejamento educacional. A abordagem será para elucidar atividades de educação ambiental no currículo das escolas, bem como o modelo de logística reversa, processo de certificação de créditos de reciclagem, os atores e suas responsabilidades dentro desta iniciativa inédita.

          A programação inicia com o tema “Educação Ambiental como instrumento de mudança de comportamento”, com a Presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais, Arlinda Cézar Matos. Após sensibilização inicial, o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Christian Luiz da Silva falará sobre “Economia Circular, consumo consciente e responsabilidade social”. A manhã encerra com a apresentação do Programa Reciclar é Fazer Mágica e o modelo de logística reversa da embalagem PET, com informações trazidas pelo Gestor do Programa, Jeferson Alberton e pelo Diretor Técnico do Instituto Venturi, Francisco Biazini Filho.

          No turno da tarde as atividades iniciam com a apresentação de algumas instituições que já participam do Programa Reciclar é Fazer Mágica e se destacam em sua atuação. Por meio do processo de separação dos componentes de uma embalagem PET, a turma de mercado de trabalho da Apae de Carlos Barbosa explicará como uma simples ação triplica o valor de mercado do material reciclado. Em seguida, a EMEF Cívico-Militar Attílio Tosin falará sobre o projeto interno intitulado “Vamos fazer uma troca?”, por eles desenvolvido para conscientizar alunos sobre a importância do recolhimento de garrafas PETs e sua correta destinação.

          O evento busca parceiros para contribuírem financeiramente para sua realização e será totalmente gratuito ao público participante. Direcionado especialmente para Diretores de Escolas e professores-multiplicadores, Secretários Municipais (educação, meio ambiente, desenvolvimento social e econômico), entidades do Reciclar é Fazer Mágica, empresários, interessados e comunidade. As vagas são limitadas e necessitam prévia inscrição em (https://www.institutoventuri.org.br/pt/servicos/cursos/a-escola-na-economia-circular.html).

 

SOBRE O PROGRAMA

Com o propósito de contribuir com a educação ambiental desenvolvida nas escolas e entidades da Serra Gaúcha, o Programa Reciclar é Fazer Mágica trabalha na coleta e processamento de garrafas de plástico PET (Polietileno Tereftalato), completando 100% da cadeia da reciclagem, - coleta, triagem, beneficiamento, reciclagem - e a reintegração desse material no mercado. Trabalhando com a fabricação de embalagens responsáveis, a empresa Bellaforma transforma em novas embalagens - totalmente recicladas e recicláveis, pelo processo de termoformagem as mais de 1,5 milhão de garrafas coletadas desde o início do programa, em 2019.

         

SOBRE O INSTITUTO VENTURI

O Instituto Venturi Para Estudos Ambientais é uma organização sem fins econômicos que visa apontar soluções economicamente viáveis em questões socioambientais para empresas, governos e comunidades. Esse trabalho é feito através de estudos técnicos e científicos, pesquisas, produção de materiais educativos, consultoria e organização de eventos e workshops sobre tópicos relacionados à sustentabilidade.

 

O quê: Workshop “A Escola na Economia Circular”

Quando: 26 de outubro de 2022, das 8:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30.

Onde: Casa das Artes, Bento Gonçalves (R. Herny Hugo Dreher, 127)

Informações: (54) 99915-4743, com Jéferson

 

Fonte: Pscom Estratégias Criativas | (54) 99179 6130.